Análise – Videojogo – V-Rally 4

A Kylotonn voltou ao ataque na cena racing desta vez com V-Rally 4. O estúdio tem estado bastante activo com os WRC e o 7 é um dos trabalhos notáveis apesar de pecar na baixa qualidade visual em certos aspectos mas em termos de condução ficava bem no ponto de simulador de rally mas V-Rally não é um simulador, mas fica bem de longe como o melhor trabalho deles neste género.

Apesar do legado da franquia ser rally eles decidiram implementar aqui outras modalidades off-road e posso dizer que estão muito bem conseguidas à excepção de uma. Vão poder correr em Rally, V-Rally Cross, Extreme Khana, Hillclimb e ainda Buggy. O jogo em rally vai dar-vos percursos bem desafiantes e nota-se a parte de liberdade criativa em acção, apesar dos ambientes em WRC7 serem bons a Kylotonn mostra o que vale aqui em V-Rally. Têm ambientes fenomenais aqui neste jogo e os percursos de rally estão muito bem elaborados para vos dar desafio e variedade em cada prova. Hillclimb é um modo muito desafiante também com o objectivo de vos pôr em percursos up hill a altas velocidades com carros de alta cilindrada e algumas curvas manhosas, ficou um modo desafiante e interessante, temos ainda Buggies que vos mete em corridas de percursos off road algo desérticos talvez e se já jogaram coisas como Baja têm ideia do que vos espera mas que será aqui bem mais interessante. O Cross é corridas em circuitos feitos com o intuito de serem de terra batida e pelo meio misturar asfalto e funciona como corridas regulares, é uma variante interessante para vos dar um descanso das provas de rally em especial se gostarem de corrida de circuito.

O jogo acaba a ir abaixo nas provas de Extreme Khana que é suposto serem provas de showoff de gymkhana mas que apesar de estarem bem conseguidas e serem engraçadas não têm um sentido real para estarmos a fazer um showoff de drift em curvas, dar saltos com o carro de lado e afins, as provas estão feitas para fazermos o seu percurso rapidamente para bater o tempo record e não ganhamos pontuação nem nada pelos truques e isto acaba a ser o calcanhar de Aquiles deste jogo o que é uma pena pois podiam ter feito isto bem interessante. Em termos de jogabilidade temos um simcade aqui, apesar de termos um leque completo de opções de configuração dos carros antes de provas temos depois upgrades para desbloquear para melhorar a performance dos mesmos e não só, e a condução em si sente-se mais solta do que num simulador e de confessar que resulta tudo muito bem, as opções de configuração de travões, suspensão e afins ficaram bem conseguidas e não são precisos muitos ajustes para conseguir encontrar um bom equilíbrio entre desempenho e aderência aos pisos para os carros e a parte de simulador entra em acção a sério quando sentirem que correr em cima de neve, terra batida, asfalto, passar em lama, com ou sem chuva faz diferença o que é impressionante, a Kylotonn pega em tudo o que aprendeu com os WRC e transporta perfeitamente para V-Rally 4 misturando elementos mais arcada na fórmula.

Vão ainda poder gerir a vossa própria equipa de engenheiros e mecânicos que vão dar mais rentabilidade às reparações dos vossos carros entre etapas de rally por exemplo, ou agentes que vão dar-vos bónus em certas provas ou descontos nos dealers de carros. Também por isto ser simcade vão sentir a necessidade de ir comprando novos carros para cada modalidade de maneira a melhorar o vosso desempenho, o terem a AI em 100% de dificuldade vai dar-vos mais recompensa de créditos mas também dar-vos um desafio real. O ter equipa significa que no fim de cada semana in-game têm de lhes pagar um ordenado e por isso o dinheiro in-game vai servir para isso, para upgrades, para reparações, pagar a entrada em certos eventos e ainda comprar veículos. Têm ainda aparte do modo online e multijogador local um hub de eventos online em que em vez de competirem directamente com outros jogadores aparecem provas por um par de horas, em que fazem a vossa melhor prestação, outros jogadores a mesma coisa, cada um recebe uma posição nessa prova e pode sempre melhorar e quando o tempo da mesma expirar recebem um prémio de créditos que podem sempre ver a estimativa do que vão receber com base na vossa prestação. Quanto aos danos que podemos causar no carro os mesmos têm um grande impacto visual com chassis a ficarem dobrados mas em termos mecânicos não fazem grande diferença o que acaba a ser bom a elevar mais o sentimento de arcada, não é suposto estarmos num simulador mas mesmo assim vão sentir a direcção a ficar torta e o carro a ter problemas a desenvolver nas mudanças iniciais mas não será nada de por ai além.

Visualmente este jogo deslumbra e é dos melhores trabalhos da Kylotonn, os cenários sentem-se bem elaborados e cheios de detalhe em tudo desde o que está ao perto até à linha de horizonte, esforçaram-se realmente, têm bons efeitos de iluminação, efeitos de terra a levantar no ar, o fumo das rodas a derrapar, o pó, folhas no ar, nevoeiro na atmosfera, a chuva, passarem em poças de água, a iluminação e impacto da mesma em alturas diferentes do dia, sinceramente ficou tudo com uma qualidade enorme o que deixa um pouco de pena pois em WRC7 estes efeitos estavam com baixa qualidade e mesmo os modelos dos carros podiam ter sido melhores, safava-se os cenários num conceito geral mas mesmo assim pronto. Aqui foram realmente a 100% e compensou, os ambientes do jogo, detalhes, qualidade dos objectos, modelos de carros e não só vai deslumbrar todos os jogadores sem dúvida. Em termos de OST não está má mas não há grande presença fora do menu principal mas também não e necessária só talvez nas provas de Cross fica-se bem haver algo, mas o que interessa aqui é realmente uma coisa, o co-piloto nas provas de rally certo? Pois bem estejam descansados, ao contrário de WRC7 as informações do co-piloto estão alinhadas com os percursos, já não vão receber indicações antes de tempo de curvas que ainda só vão fazer após a próxima nem vão receber outras mesmo em cima do acontecimento, finalmente isto ficou como deve ser.

Ao fim de 16 anos a franquia faz um regresso em grande e a Kylotonn está de parabéns pois conseguiu realmente fazer aqui um jogo espectacular, esperemos que mantenham a qualidade e que a mesma se reflicta em jogos de WRC no futuro por exemplo, vamos ver se isto é um arranque com sucesso ao regresso de V-Rally pois bem merece. Sem dúvida que está aqui um jogo que vai dar um desafio e agradar a todos os que gostam de simuladores ou jogos de arcada com um misto perfeito a meu ver entre os dois géneros.

+ Grande qualidade visual.

+ Dá-nos uma experiência a pender para o arcada mas combina na mesma bons elementos de simulação.

+ Provas de Rally e não só súper desafiantes e que conseguem captar o interesse do jogador a todo o momento.

– As provas de Extreme Khana são o elemento mais mal aproveitado do jogo e são derradeiramente desinteressantes.

– O sistema de pontos de colisão do carro devia estar mais bem configurado pois certos toques laterais reagem como se tivéssemos embatido de frente.

Nota Final – 9/10

Texto By 100porcentotuning.com