Aerografia – Joel Designs

Entrevista via email, do portal de informação 100%Tuning ao aerógrafo Joel Luís da empresa
Joel Designs.

Entrevista By Carlos Fernandes (100%Tuning)

100%Tuning – Como é que nasceu o teu gosto pela aerografia, e há quantos anos é que foi?

Joel Luís (JL) – Sempre apreciei desenho e já na escola era a minha disciplina favorita. Por isso, sempre fui fazendo alguns “rabiscos”. Em 2011 quando quis pintar o quarto do meu filho com o desenho que ele gostava, foi quando procurei mais ideias e experimentei pela primeira vez aerógrafia.

100%Tuning – Quais é que foram os teus primeiros trabalhos?

JL – Primeiramente comecei a fazer pequenos trabalhos para amigos, posteriormente criei e pintei o logo num espaço comercial. Pintura em carrinho de rolamentos, capacetes, telas, carros entre outros. E assim foram surgido trabalhos.

100%Tuning – Na tua opinião, como é que vês actualmente a arte, o negócio e a evolução da aerógrafia em Portugal?

JL – Começo a notar que está a tornar-se mais conhecida e também mais curiosos como eu a experimentar. O que é bom porque aparece mais oferta de materiais e também a reconhecerem realmente o trabalho/arte que está por detrás das mãos de quem segura o aerógrafo.

100%Tuning – Dentro da aerógrafia, que tipo de trabalhos é que tu fazes?

JL – Neste momento tenho tido mais procura na pintura de capacetes e motos. Devido a ser um “mundo” que aprecia bastante ter algo especial e único. No entanto, aparecem sempre outros tipos de trabalhos, devido à grande vantagem de que aerógrafia pode resumir-se a pintar algo, ou um espaço com o design que desejamos. Neste caso, o que o cliente idealiza e gostava de concretizar.

100%Tuning – Após um primeiro contacto de um qualquer cliente que queira saber mais informações sobre o teu trabalho e até quem sabe pedir-te para fazeres um determinado trabalho. Em termos gerais e normalmente, como é que decorre o primeiro contacto, o cliente já tem uma ideia do que quer e como quer, ou tu é que depois lhe apresentas umas ideias?

JL – Quase sempre o cliente tem uma ideia do que deseja, mas enquanto conversamos há sempre ideias que se melhoram. Ou porque o cliente não pensou num detalhe ou porque achava ser difícil de concretizar. Contudo no decorrer do contacto juntamos as ideias e habitualmente crio uma maqueta. É mais fácil para o cliente perceber o que pediu e como irá ser o resultado final.

100%Tuning – Fazer uma aerógrafia, e independentemente dos pormenores, a mesma pode variar entre que valores (mínimo e máximo) mais ou menos?

JL – Tudo varia de acordo com o que se irá pintar. Não sendo justo ter um preço fixo, porque cada projecto é diferente e será variável de acordo com as horas e material que irei precisar etc. Já tive projectos simples a custar 50€ como casos de valores muito superiores.

100%Tuning – Os teus clientes, são mais nacionais, internacionais, regulares ou ocasionais?

JL – A maioria é nacional, e posso considerar regulares. Porque quando se faz uma pintura acaba por haver a recomendação “boca a boca” e o cliente retorna com o amigo ou familiar também para ser feito um projecto.

100%Tuning – Costumas participar em eventos como expositor, em que tipo de eventos, mais de carros, motas, outros quais?

JL – Sim, concentrações/eventos de tuning, motos etc.

100%Tuning – Existe muita concorrência em Portugal, no que toca à aerógrafia ou nem por isso?

JL – Não considero concorrência, porque quem exerce este tipo de pintura sendo ela uma arte. Cada um tem o seu toque pessoal naquilo que é melhor a fazer. O que é óptimo pois cada vez mais temos muita variedade de trabalhos lindíssimos.

100%Tuning – Na tua opinião o que é que define um bom e um mau aerógrafo?

JL – Como complemento à resposta anterior, não há bons nem maus. Há experiência, empenho e trabalho.

100%Tuning – Dentro dos trabalhos que tens feito até hoje, quais é que te deram mais prazer fazer e porquê?

JL – Todos, porque em todos eu tenho que pintar aquilo que o cliente me transmitiu (sentiu). No entanto recordo que tenho aqueles trabalhos que me fizeram pensar ainda mais no valor daquilo que faço. Como a pintura de uma moto e capacete que acabou por ser o ultimo desejo daquele cliente, que faleceu meses depois do seu sonho concretizado. Um outro cliente que decidiu homenagear o pai personalizando o capacete que era dele e no qual pediu para pintar a foto de seu pai nesse mesmo capacete. Entre outros, porque o desenho na maioria das vezes são sentimentos ou simbolismos que a pessoa quer deixar registado mas sem ser necessário palavras.

100%Tuning – Quais os desenhos, os temas que têm mais saída no que toca à aerógrafia, nos trabalhos que fazes para os teus clientes?

JL – Como é ao gosto do cliente e os pedidos tem são muito variados…

100%Tuning – Quais é que são os teus contactos (Tel. Email Site/Página e Morada Física) para quem te quiser contactar?

JL – Os meus contactos são…
Tel.: 912 511 788
Email: joeldesigns@outlook.pt
Site: http://jd-aerografia.wix.com/joeldesigns

100%Tuning – Para terminar uma mensagem da tua parte para todos…

JL – Agradecer a todos os que tem confiado no meu trabalho.